O Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, localizado na Rua Felíciano José de Farias, 195, tem sido alvo de constantes reclamações dos moradores do bairro que utilizam seu serviço. 

Moradores relatam que diariamente são distribuídas apenas 10 fichas para vacinação e, por muitas vezes, são mau atendidos pelos funcionários do posto, que é um dos principais do bairro. 

"Tentei três vezes em dias alternados tomar a vacina da gripe. Sempre a mesma resposta: só amanhã! Acabaram as doses e não temos mais vacinas", relatou Nina Faria, moradora do bairro.

O local conta com abastecimento do SUS de quase todas as vacinas oferecidas, exceto febre amarela (cuja referência é Romildo Gomes), BCG (cuja referência é João Rodrigues) e Antirábica (cuja referência é Lessa de Andrade).

(foto: JC Online)

Por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, o posto afirmou: "A distribuição de senhas ocorre para organização de fluxo e atendimento a prioridades, já que há uma grande demanda para sala de vacina nesta unidade".

Recentemente, todo o estado de Pernambuco sofreu com a falta de vacina de febre amarela. As demais vacinas, ofertadas pelo SUS, podem ser encontradas no posto, mas sempre é bom checar com os atendentes.

"Fui com meu filho várias vezes para dar vacina de catapora e a funcionária sempre protelando. Da última vez que fui ela me disse claramente: Eu não vou dar a vacina. Vá pro particular", relatou Natália Nogueira, moradora do bairro.

Em relação ao mau atendimento, quem presenciar ou sofrer qualquer tipo de problema no posto de saúde pode entrar em contato com a Ouvidoria de Saúde da Prefeitura do Recife, pelo número 0800 281 1520. Quem preferir pode também fazer sua reclamação pelo site da Ouvidoria aqui.

Outras unidades de saúde próximas também dispõem de sala de vacina: PSF Beira do Rio, PSF Jader de Andrade e UBT Djair Brindeiro, essa última localizada em Setúbal, na Rua Cosmorama, S/N.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: setubal@poraqui.news