Do blog Vida Fit
Principal "estrela" da gastronomia junina, o milho, na forma natural, ainda é pouquíssimo consumido pelos brasileiros. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apenas 5% do cereal produzido no Brasil é consumido pelo homem.
Veja onde comprar e encomendar comidas juninas em Setúbal
O alimento, porém, é rico em proteína, além de ser uma fonte de energia, pois também contém carboidratos (essencialmente amido). Vitaminas B1, A e E, sais minerais e fibras também são outros nutrientes em sua composição.
"Sua proteína, quando associada ao leite, é quase completa, isso porque ela não possui glúten. É uma proteína vegetal”, Karla Conolly, nutricionista.
Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante o processo de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, nutriente funcional que atua reduzindo os níveis do colesterol e glicose no sangue e auxilia o bom funcionamento do intestino.
Já o óleo de milho, cuja gordura é polinsaturada, é uma das principais fontes de ômega 6 existentes, contribuindo para a prevenção de distúrbios cardíacos. Já seu elevado teor de vitamina E previne a ação dos radicais livres.
Com tantos benefícios, eleja o milho como seu principal quitute na noite de São João. Cozido ou assado, tanto faz. O importante é não colocar manteiga, rica em gorduras e calorias.
LEIA TAMBÉM
Um guia de onde comprar e encomendar comidas juninas em Setúbal
A festa não para. Nesta quinta (23), tem mais arraial de rua em Setúbal
Boleria das Marias arma arraial e ensina a fazer bolo de milho verde
Aviso: neste sábado (25), não haverá Feira Agroecológica
Um pequeno guia de onde tomar café da manhã nos fins de semana