Com colaboração de Ana Carvalho

Nesta segunda-feira (25), o grupo de moradores à frente do plano Setúbal Seguro reuniu-se mais uma vez com o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Pernambuco, o tenente-coronel William de Andrade Serafim de Araújo. O encontro aconteceu no hotel Courtyard by Marriott.

Ficou acordado que cada membro (ou conjunto de membros) do grupo ficará responsável por uma rua, com o objetivo de sistematizar o trabalho. Essas pessoas ficarão com a responsabilidade de apresentar o projeto, agrupar informações e disseminar as ações. 

A ideia é eleger pelo menos uma via para funcionar como projeto-piloto, dando atenção à questão da iluminação e da adesivação com o selo do projeto Setúbal Seguro.

Na próxima reunião, será apresentado, além de um mapeamento de condomínios, casas e comércios que aderiram ao projeto, um mapeamento da iluminação das ruas, para mostrar que vias são mais escuras e mais claras. Isso porque um dos objetivos do plano é dar um "banho de luz" no bairro, para coibir a ação de assaltantes. 

Nesse ponto, o comandante Araújo solicitou que mais órgão, além da PM, participem das reuniões periódicas, sobretudo a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), para tentar melhorar a iluminação do bairro. O comandante também sugeriu gradear o Parque Dona Lindu, a exemplo do 13 de Maio e da Jaqueira, para que a corporação tenha mais controle da entrada e saída de pessoas.

Por último, um questionário será distribuído nos eventos de rua promovidos pelo coletivo a fim de coletar informações sobre o interesse em participar do plano de segurança e sobre os assaltos já vivenciados pelos moradores e comerciantes, além de sugestões para melhoria da segurança em Setúbal.

Questionário semelhante já está sendo posto em prática por um outro grupo de Setúbal, formado por pessoas que moram e trabalham na porção mais ocidental do bairro, do Canal do Jordão para trás. A ideia é auxiliar a polícia com um diagnóstico da violência.

Leia também: Comandante e delegado falam da difícil situação do Estado para garantir a segurança

Confira como solicitar participação no Setúbal Seguro e quais são as atribuições do responsável:

Sugestões de pauta, denúncias e colaborações? Escreve para a gente: poraqui@jc.com.br.

LEIA TAMBÉM

Saiba quando e como registrar um Boletim de Ocorrência pela internet

Vídeo: confira os principais momentos da reunião do Setúbal Seguro com a polícia

Confira todos os detalhes da reunião com a Polícia Militar nesta segunda (11)

Onda de assaltos assusta moradores e comerciantes de Setúbal