Quem curte teatro e cinema de animação tem ótimas opções no bairro nesta semana. É que passam pelo Parque Dona Lindu o Festival Recife do Teatro Nacional (hoje e amanhã, 23 e 24) e o Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco (sábado e domingo, 26 e 27). 

FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL

Depois de dois anos na corda bamba, o Festival Recife do Teatro Nacional volta a acontecer em 2016. A 18º edição do evento, que ocorre entre 19 e 27 de novembro, reúne grupos locais e nacionais, em um trabalho de curadoria que usou como critério principal a pesquisa de linguagem aprofundada. 

Entre os principais destaques está Nós, do Grupo Galpão (MG) – coletivo que esteve na primeira edição do festival, em 1997 – e sobe ao palco do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em duas apresentações, nos dias 23 e 24 deste mês (hoje e amanhã), às 20h30.

Além do mineiro Grupo Galpão (um dos coletivos de maior destaque do País), haverá, no Luiz Mendonça, apresentações do Teatro Popular de Ilhéus (BA), com os espetáculos Medida por Medida, no dia 26, e Teodorico Majestade, no dia 27.

Este ano, o evento presta homenagem ao grupo Mamulengo Só Riso, criado nos anos 1970, em Olinda, que ganhará exposição sobre sua trajetória no Centro Apolo-Hermilo. O evento contará ainda com ações formativas Os ingressos para as apresentações custarão R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Clique aqui e conheça os detalhes de cada espetáculo.

ANIMAGE

Já o Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco chega a sua 7ª edição este ano. É uma referência em animação, trazendo para o Recife o que há de mais atual na produção mundial. O evento começou ontem (22) e vai até o dia 27 de novembro com uma programação extensa: Mostra Competitiva (adulto e infantil), Mostra Parque, Mostras e Sessões Especiais (com exibição de longas, Mostra Erótica, Mostra Best of Annecy, Mostra Francesa e Mostra Brasil), além de oficinas, masterclasses e exposição de objetos ópticos. Como ação ambiental, o festival distribuirá ao público 3 mil sementes de árvores da Mata Atlântica.

Nos dias 26 e 27, o Dona Lindu estará no roteiro da Mostra Parque, que promove sessões gratuitas ao ar livre com uma seleção de filmes voltados para todas as idades e de conteúdo variado. Além do Lindu, a mostra estará na Praça da Várzea e no Morro da Conceição. O objetivo é oferecer um passeio cultural rico e diferenciado para a família e para os transeuntes que se tornam também espectadores.

Clique aqui e conheça os detalhes de todos os filmes que passarão no Dona Lindu.

Sugestões de pauta e colaborações em Setúbal? poraqui@jc.com.br 

LEIA TAMBÉM

Animage arma cinema gratuito ao ar livre no Dona Lindu. Confira destaques e programação completa

Luiz Mendonça recebe três espetáculos do 18º Festival Recife do Teatro Nacional