Se você cuida de um cão ou de um gato (macho ou fêmea), tem a opção de castrá-lo gratuitamente através do serviço oferecido pela Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (Seda), da Prefeitura do Recife. É preciso fazer o agendamento através dos telefones (81) 3355.8639 ou 3355.9413. 

O atendimento é feito no Centro de Vigilância Animal (CVA), na Av. Antônio da Costa Azevedo, nº 1135, Peixinhos. Mas atenção: o dono do animal tem que ser morador da capital.

Durante o atendimento para agendar a cirurgia, os tutores dos bichos são orientados sobre o pré-operatório e sobre a documentação necessária a ser apresentada no dia da cirurgia. Na data agendada, o animal será avaliado pelos veterinários da Seda para parecer clínico e liberação para o procedimento, que é simples. Após a cirurgia o bicho é liberado no mesmo dia.

Todos os animais castrados recebem um microchip para identificação. Através desse número, é possível obter as informações do tutor do animal gerando os dados cadastrais do bicho. Caso ele perca-se ou seja abandonado, é possível localizar o dono.

Transporte – Se você também não tem como transportar o animal adequadamente até o CVA, também pode contar com a ajuda da secretaria. Também é preciso fazer a solicitação por meio dos mesmos. Um carro vai até o endereço indicado e, na companhia do seu tutor, o animal é transportado em uma caixa adequada. Após a realização da cirurgia, o tutor e o animal são levados de volta para casa.

Quer sugerir pautas e/ou ser colaborador(a) de Setúbal? Escreve para a gente: poraqui@jc.com.br.

LEIA TAMBÉM

Vai viajar no São João? Saiba onde deixar seu pet em Setúbal