Com Paula Rubia Torres* e JC

O governo do Estado entregou, nesta quinta (11), 100 novas viaturas para repor a frota de veículos da PM. Os veículos são do modelo Spin 1.8, da Chevrolet. Zona Sul e a área central do Recife serão as maiores beneficiadas pelo reforço de viaturas. 

Dos 100 veículos entregues em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, 20 serão destinados ao 19º Batalhão, que cobre bairros como Boa Viagem (incluindo Setúbal), Pina, Imbiribeira e Ibura. Viaturas desfilaram por Setúbal ontem (11). Confira dando play no vídeo que abre esta matéria.

(foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Outros 19 carros passarão a servir o 16° Batalhão, responsável por bairros como Boa Vista, Santo Antônio, São José, Coelhos, Santo Amaro e Ilha Joana Bezerra.

Dos 100 veículos entregues à corporação, 55 serão destinados a repor outros, que se encontravam em mau estado de conservação. As outras 45 viaturas serão utilizadas no reforço à Patrulha do Bairro. O investimento mensal é de R$ 265 mil, um vez que os carros são locados. Até o final do ano, o governo pretende entregar outros 733 veículos.

Segundo o subcomandante do 19º, Major Paulo Matos, nove nova viaturas ficarão em Boa Viagem, o que significa um reforço do policiamento também em Setúbal. Além dessas, permanecem as sete já existentes, a ronda motorizada e a viatura de combate a CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais, ou homicídios).

O major relata que esse esforço só está sendo possível graças ao trabalho da população junto à PM e ao apoio que a corporação vem tendo dos moradores, que serve como um reforço às solicitações feitas ao governo.

Leia também: 

Conheça o grupo Policiamento de Setúbal, que ajudou a prender assaltantes nesta semana

Veja como solicitar participação no projeto Setúbal Seguro

Por conta própria, moradores elaboram primeiro mapeamento da violência em Setúbal

Criminalidade – Apesar de a Secretaria de Defesa Social não fornecer dados da criminalidade por bairros, a mensagem por trás da distribuição dos veículos é clara: são nessas áreas que se concentram a maior parte dos crimes como roubos, furtos e homicídios na Região Metropolitana. 

A ação é mais uma tentativa de reverter o quadro negativo da segurança pública, que se arrasta de 2014 até o presente, nas palavras do próprio governador.

O número de crimes contra o patrimônio (roubos, furtos, sequestros, entre outros) aumentou 29,7% na cidade entre janeiro e junho de 2015 e o mesmo período deste ano. Já os homicídios tiveram um acréscimo de 12,3% na capital no mesmo espaço de tempo.

Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, 43% dos homicídios e 65% dos roubos registrados atualmente no Estado acontecem nos 14 municípios do Grande Recife.

*Paula é colaboradora do PorAqui. Moradora de Setúbal, é cientista social e advogada.

Quer ser colaborador(a) do bairro? Escreve para a gente: poraqui@jc.com.br.

LEIA TAMBÉM

Saiba quando e como registrar um Boletim de Ocorrência pela internet

Homem é preso por roubar caminhão no Dona Lindu para transportar carga roubada