A alegria dos saudosistas e o terror dos alérgicos: as fogueiras de São João (também de Santo Antônio e São Pedro) já estão espalhadas pelo bairro de Setúbal. Na beira do Rio Azul, próximo ao Supermercado Trevo, é possível ver uma fileira de fogueiras à venda. Os preços variam entre R$ 20 e R$ 40.

Lucimar Monteiro, morador da comunidade próxima ao rio, mecânico de profissão, conta que todo ano em época junina complementa a renda com a venda das fogueiras.

“Hoje em dia não tem tanta gente comprando, mas mesmo assim ainda vendo bem. O ruim é quando chove, aí o povo não quer comprar fogueira de jeito nenhum”, conta o comerciante. Sobre a origem da madeira, Lucimar garante que vem de árvores já derrubadas e podadas.

foto: Suzana Souza/PorAqui

Quem quiser entrar na tradição e comprar sua fogueira, pode chegar no local todos os dias, durante horário comercial, que vai encontrar Lucimar por lá: “A gente vende até acabar tudo, até dia São Pedro, pelo menos”.

Tradição

A tradição é mais forte na parte sul do bairro, local onde a presença de casas ainda é predominante. Maria Lúcia, aposentada e moradora da Rua Barão de Beberibe há 42 anos, acende fogueira para Santo Antônio, São João e São Pedro: “Essa tradição eu peguei lá da minha infância, quando era pequena e morava em Santa Cruz do Capibaribe”.

A moradora afirma ainda que é o momento que consegue reunir a família e ver as crianças brincando na rua. “Tem gente que reclama, tem vizinho que não gosta, mas eu acho um momento muito especial, pra mim, é como se fosse Natal”.

Cuidados Necessários

Manter a tradição nordestina viva é lindo e tem muita gente que gosta, mas alguns cuidados são extremamente necessários quando falamos em fogueiras em área urbana. É necessário tomar algumas precauções:

arte sobre cuidados necessários para acender fogueiras
crédito da imagem: Arte JC

 

crédito da imagem: Arte JC

 

A Secretaria de Saúde do Estado informa que os acidentes causados por queimaduras podem ser atendidos nas Upas (Unidades de Pronto Atendimento), policlínicas e postos de saúde. Confira a lista da Upa e dos postos de saúde próximos ao bairro:

Centro de Saúde Prof. Djair Brindeiro
R. Cosmorama, 614 – Imbiribeira | (81) 3355-0119
de Segunda a Sexta, das 7h às 17h

Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde
R. Felíciano José de Farias, 195 | (81) 3355-0160
de Segunda a Sexta, das 7h às 17h

Unidade de Pronto Atendimento Maria Esther Souto Carvalho
Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 4223 – Boa Viagem | (81) 3184-4328
Todos os dias, 24h