Neste sábado (30), acontece o Dia D da 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. A abertura será dentro do evento Saúde em Todo Lugar, na Rua Itapeva, por trás da Faculdade Boa Viagem, na Imbiribeira. Ao todo, serão disponibilizados 166 pontos de vacinação em toda a capital, que inclui unidades de saúde da família (entre elas, as Upinhas), unidades básicas tradicionais, policlínicas e maternidades da Prefeitura do Recife, das 8h às 17h.

Em Setúbal, Zona Sul, as duas unidades municipais do bairro estão na lista: Djair Brindeiro e Dom Miguel de Lima Valverde. A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, composto por 365.490 pessoas.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Nos últimos três anos, a cobertura durante a campanha de vacinação alcançou a meta. Em 2013, 87,12% do público-alvo foi vacinado; em 2014, a cobertura foi de 118,71; no ano passado, 81,96% do grupo prioritário receberam a vacina.

LEIA TAMBÉM

H1N1: falta vacina em postos de saúde do Recife no 1º dia de campanha

Obras do centro Borborema Djair Brindeiro arrastam-se