O número de estabelecimentos que vendem produtos saudáveis vem crescendo na cidade. Em Setúbal, é possível recorrer a vários lugares para não precisar sair do bairro. Em alguns, os itens misturam-se a um mix mais diverso, como é o caso da Budega Sertaneja e da Pan Jovem. Em outros, fazem parte de uma filosofia de vida e de negócio, a exemplo da Vegaria e da Viva Leve, além, claro, da Feira Agroecológica, que acontece todos os sábados.

Um pequeno guia de onde tomar café da manhã nos fins de semana

O PorAqui preparou uma lista com sete lugares para comprar alimentos saudáveis perto de casa, envolvendo diferentes tipos de estabelecimento. Lembrando que existem outros locais, as opções não se restringem as aqui listadas. Se você é proprietário ou cliente de um local assim, escreve para a gente (poraqui@jc.com.br), precisamos nos conhecer.

Budega Sertaneja

O proprietário, Carlos Dantas, trabalhava no ramo de livraria e sempre sonhou em empreender no bairro onde vive. A Budega Sertaneja nasceu há 10 meses. Num estilo mercearia moderna, foi criada com foco em produtos regionais, mas o mix de itens saudáveis vem crescendo por conta da procura.

Na loja, é possível encontrar produtos como chia, linhaça, quinoa, sal do Himalaia, nozes, granola, chás, grão de bico, castanhas, gogy berry, pasta de amendoim integral, açúcar mascavo, cacau em pó, extrato de soja, amêndoas, pó de guaraná, farinha de trigo integral, manteiga ghi.

Endereço: Rua Padre Cabral, nº 208, loja 08

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 8h às 18h30 e sábados, das 8h às 16h

Contato: (81) 99962-7081

Vegaria Empório Vegano

A Vegaria foi o primeiro empório 100% vegano do Nordeste (a alimentação vegana é aquela que bane do cardápio qualquer item de origem animal). Tem um perfil misto de loja de conveniência, lanchonete, happy hour e eventos. Rodrigo Pedrosa de Oliveira, hoje sócio da esposa Juliana de Moura, chegou aos 122 kg, quando resolveu mudar de alimentação e terminou por mudar de vida, segundo contou em uma reportagem do JC no início deste ano.  

Nada é fabricado na Vegaria, mas o casal teve o cuidado de cercar-se de uma rede especial de produtores. Na loja, produtos como queijo que, em vez de leite, é feito com jerimum, cenoura e batata; iogurtes à base de leite de amêndoas, coco e arroz.

Tem até hambúrgueres, linguiças, salsichas, quibe, carne, presunto e até bacon, bem como creme de leite e maionese. E mais: coxinha de jaca, bolinhos de jacalhau, pastéis com carne de caju, esfihas e quibes vegetarianos.

Endereço: Rua Barão de Souza Leão, 221, loja 01

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 9h às 19h e sabados, das 9h às 14h. Nas quintas, tem happy hour e aos sábados, almoço.

Contato: (81) 3128-3344

Viva Leve

Amanda Lima criou a Viva Leve há quatro anos. Trouxe parte da inspiração do período em que morou na Europa, onde costumava encontrar facilmente itens saudáveis. Na loja, ele comercializa um mix de cerca de mil produtos, entre itens sem glúten, sem lactose, a granel, produtos vegetarianos e artesanais. 

Endereço: Rua Padre Cabral, nº 286, loja 07

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 9h às 18h30 e sábados, das 9h às 14h

Contato: (81) 3204.2944

Feira Agroecológica de Setúbal

Todo sábado é dia de Feira Agroecológica em Setúbal. No local, são comercializadas hortaliças, frutas orgânicas e diversos produtos naturais, como pães, bolos, sanduíches, mel, sucos e fitoterápicos. Todo primeiro sábado do mês, o Coletivo Setúbal organiza, junto com os feirantes e outros parceiros, um evento na feira visando promover práticas ecológicas e de saúde.

A Feira Agroecológica de Setúbal é realizada pela Associação Agroflorestal Terra & Vida, Agroflor, Amarftsa, Mocotó, Acampamento Chico Mendes e Coletivo Setúbal e conta com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Vegaria, Portal Flores no Ar e Garuda Yoga.

Pesquisa comprova economia de 70% nas feiras agroecológicas

Endereço: no Canal do Rio Jordão (atrás da Escola Americana do Recife)

Horário de funcionamento: sábados das 7h às 10h30

Pan Jovem Delicatessen

Por conta da procura, a Pan Jovem investiu recentemente numa pequena seção de produtos saudáveis. Há pães,
biscoitos, coxinhas congeladas, bolachas, chocolate, bolos, iogurtes, queijos sem glúten e sem lactose, além de manteiga ghi, óleo de côco, entre outros.

Endereço: Rua Baltazar Passos, 301

Horário de funcionamento: de 2ª a sábado, das 6h às 20h, e domingos, das 7h às 13h

Contato: (81) 3341.5038

Minuto Pão de Açúcar

O Minuto Pão de Açúcar, inaugurado em maio deste ano no bairro, conta com a linha própria Taeq, de produtos saudáveis. Entre as opções, há cereais matinais, iogurtes, chás, barras de cereais, massas, carnes, sopas, isotônicos, etc. Também inclui uma linha de orgânicos com frutas, legumes e verduras, além de bebidas, geleias, cookies, arroz, entre outros.

Endereço: Rua Professor Augusto Lins e Silva

Horário de funcionamento: de 2ª à sábado das 7h às 22h e domingos e feriados das 8h às 20h

LEIA TAMBÉM

Um pequeno guia de onde tomar café da manhã nos fins de semana

Pesquisa comprova economia de 70% nas feiras agroecológicas

Hapvida oferta programa de corrida gratuito no Dona Lindu

Sábado: vivências ecológicas e de saúde movimentam Feira Agroecológica de Setúbal