Por um lado, é bem verdade que inteligência artificial, automatização de atividades a partir de ferramentas digitais e robôs, dentre outros fatores, têm modificado o papel dos funcionários dentro das empresas. Com isso, no setor de serviços, por exemplo, alguns postos de trabalho estão sendo extintos pelo uso de softwares, ou seja, certas profissões estão mesmo virando programas de computador. Mas também foi a partir dessas ferramentas que novas carreiras e profissões, impensáveis até então, surgiram.
Nesse sentido, o CEO da empresa Proteus Digital Health, Andy Thompson compara a situação atual com a do surgimento de outra inovação que provocou o mesmo tipo de debate: a eletricidade.
“Assim como a nova utilidade do século 20 criou muito mais empregos do que destruiu, a nova utilidade do século 21 – a internet mobile – também vai criar mais empregos do que destruir”, defende.
Diante do cenário, a principal recomendação para lidar com as mudanças estruturais trazidas pela tecnologia é estar preparado e qualificado para passar por um processo de adaptação. Cada vez mais, se torna imprescindível que os profissionais de amanhã tenham como bagagem a capacidade de absorver novos conhecimentos, além de um perfil proativo e empreendedor.
Confira abaixo uma lista com alguns dos empregos que foram criados nos últimos tempos pelo ramo de TI:
Social media
Além de servir como site de relacionamentos pessoais, as redes também são um método-chave para alcançar um público amplo, oferecendo uma ampla gama de oportunidades para negócios e ajudando a construir relacionamentos com os seguidores e potenciais clientes. Hoje em dia, a maioria das marcas contrata um social media para criar estratégias e gerenciar seus canais de divulgação.
Cientista de dados
Por ser uma demanda bastante atual, ainda não existe um curso superior especificamente em Ciência de Dados. Entre as graduações que habilitam para trabalhar na área estão Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação.
Desenvolvedor de Aplicativos
19

Influenciador digital
Especialista em e-commerce
O especialista em e-commerce é uma profissão surgida com a chegada da internet, capaz de indicar as tecnologias mais confiáveis, analisar concorrentes e implantar sistemas de compra e venda, além de garantir a segurança das transações feitas nesses ambientes.
Profissional de marketing digital
Também pode fazer estudos de mercado para definir o posicionamento mais adequado de determinado produto ou serviço nas redes. Além do curso de Marketing tradicional, formados em outras graduações, como Publicidade e Propaganda, Administração, Ciência da Computação e Sistemas de Informação também trabalham nessa área.
Piloto de drones
Prevê-se que a quantidade de drones aumente em cerca de 20 vezes até 2025, o que significa que a quantidade de pilotos tende a aumentar pelo menos na mesma proporção. O tipo de serviços requisitados varia desde registos de fotografias e vídeos de casamentos até entregas de comida a domicílio.
Tem interesse em algum ramo da tecnologia? Venha participar da OPEI – Olimpíada Pernambucana de Informática, com modalidades do 8º e 9º anos e Ensino Médio. Já estamos na nossa 4º edição e é uma iniciativa realizada pelo PET-Informática, em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco e empresas parceiras.

OPEI – Olimpíada Pernambucana de Informática
Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Cidade Universitária, Recife – PE
Data: 1º de setembro de 2018