Um projeto da Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária, está participando de uma competição internacional junto a universidades do mundo todo. O Com Fio, como é chamado, quer ressaltar a importância das redes de apoio à mulher em situações de violência e faz, nesta terça (28), uma intervenção no Restaurante Universitário, a partir das 11h, para sensibilizar os alunos.

Alunas da UFPE lançam aplicativo para mapear assédio no transporte público

A competição é a Peer-to-Peer: Facebook Global Digital Challenge, onde times de estudantes são desafiados a combater o ódio e o extremismo em redes sociais de maneira autêntica, com o financiamento da EdVenture Partners e do Facebook. Para participar, a equipe de 18 estudantes, de mais de nove cursos da UFPE, coordenada pelo professor Marcos Fanton, do departamento de Filosofia, escolheu a violência contra a mulher e entrelaçou o tema e o nome do projeto.

(Foto: Divulgação)

“Escolhemos ‘Com Fio’ por dois motivos: um deles é o jogo com a palavra ‘confiança’. O outro, vem da ideia de ‘fio’ como um laço social. Nossa campanha aborda a violência contra a mulher ressaltando a importância das redes de apoio a elas. As formais, vinda dos órgãos, e as informais, que surgem das famílias, dos amigos e das iniciativas nas comunidades”, explica o professor Marcos Fanton.

Para a campanha, o Com Fio criou dois produtos. Um deles é uma série de vídeos onde são entrevistadas as mulheres do Centro das Mulheres do Cabo – organização que atua, entre outras frentes, nas questões ligadas à mulher, aos direitos e ao poder.

Os vídeos são produzidos pelos alunos que formam a equipe (Foto: Divulgação)

O outro é a intervenção no Restaurante Universitário, das 11h às 13h, em parceria com o Restaurante da Chita, onde será exibido um dos vídeos da campanha, com o intuito de sensibilizar os estudantes e fazer pensar a respeito dos discursos de ódio contra a mulher propagados em redes como Facebook. “O Com Fio pretende explicitar e combater discursos de ódio propagados contra as mulheres através destas ações que sensibilizem e mostrem a importância das redes de apoio comunitárias e institucionais nas situações de violência”.

Através deste totem, o vídeo poderá ser assistido pelos frequentadores do RU (Foto: Divulgação)

A competição entre os projetos das universidades, que abordam estratégias de visibilidade a temas sensíveis das comunidades locais, segue até o dia 6 de dezembro. Os finalistas da competição ganharão uma viagem para Washington-DC, nos Estados Unidos, para divulgar suas campanhas, e o vencedor receberá 5 mil dólares para a instituição de origem.

A campanha e os produtos elaborados pelo Com Fio podem ser conferidos na página do Facebook do projeto e no Instagram @projetocomfio.