No próximo dia 24 de março, a Universidade Federal de Pernambuco irá dar continuidade aos testes com drones de segurança nos campi Caruaru e Vitória e na Faculdade de Direito, no Centro do Recife. Um voo teste foi realizado pela Superintendência de Segurança Institucional no Campus Recife, na Cidade Universitária, no último sábado (11).

A ideia é utilizar o aparelho para monitorar a área do Campus Recife e, assim, aumentar a segurança da universidade com rondas aéreas de até 20 minutos. A previsão é que até junho os drones passem a ser utilizados nas rondas de segurança da universidade.

O voo simulado fez o levantamento de toda a área interna do campus e dos arredores. “O teste foi tão bem sucedido que o 12º Batalhão da Polícia Militar solicitou utilizar o equipamento no próximo jogo Sport x Santa Cruz, no dia 26 de março, na Ilha do Retiro, para fazer uma varredura no entorno do jogo e avaliar a eficácia nessas ocasiões”, comemora o Superintendente de Segurança Institucional Armando Nascimento.

“Decidimos dar uma ênfase maior às paradas de ônibus que cercam a universidade e realizamos testes na mais movimentada delas, a do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), que fica na Rua Acadêmico Hélio Ramos. O teste foi um sucesso, a qualidade da imagem torna o monitoramento muito preciso”, explica Nascimento.

O drone gera imagens com definição em 4K que são transmitidas em tempo real, via Wi-Fi, para o Sistema Integrado de Segurança, formado pela equipe de segurança da universidade e pelo 12º Batalhão da Polícia Militar.

Além dos voos que atestaram o alcance e a visibilidade do aparelho, foi simulada uma perseguição realizada pelo drone. “Simulamos um sequestro com veículo e o drone alcançou uma velocidade de até 70 km. Conseguimos fazer imagens do interior do carro e pegar detalhes da placa”, afirma Nascimento.

Com o sucesso do voo teste, o Kule 360, equipamento de segurança de onde o drone partiu, será adaptado e sua cúpula será modificada para comportar o KuleAir. 


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: varzea@poraqui.news