O cruzamento que une as ruas Marechal Manoel Luís Osório e Professor Antônio Coelho, na Várzea, Zona Oeste do Recife, vem sendo cenário de constantes colisões entre veículos. Segundo moradores da região, são incontáveis as batidas, em uma semana, entre motoristas que transitam pelas ruam que se cruzam.

Dois motivos são apontados para justificar o grande número de acidentes: a retirada de uma lombada na Rua Mal. Manoel Luís Osório, que dá acesso à BR-101, e a falta de atenção – ou conhecimento – dos motoristas quanto à preferência das vias.

LEIA TAMBÉM

Árvore cai na Várzea e atinge quatro carros

A linha de busão CDU (Várzea) e o bonde onde tudo começou

Há cerca de dois anos, a lombada de uma das vias foi retirada para o recapeamento da rua, mas o serviço foi finalizado e o quebra-molas não foi reinstalado, causando o aumento de acidentes na região.

“Os acidentes nesse cruzamento são constantes”, afirma a fotógrafa Eulália Lins, moradora de um dos prédios da região. “Vi quatro batidas em menos de uma semana e só na mesma tarde foram duas, envolvendo cinco veículos”.

No lado da rua oposto ao prédio de Eulália, está o Colégio Pontual (Rua Mal. Manoel Luís Osório, 495), que recebe crianças que transitam pelo cruzamento diariamente.

(Foto: Eulália Lins/Colaboração)

“A escola já enviou diversos ofícios para a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e para o Batalhão de Trânsito solicitando a instalação de um semáforo ou de uma nova lombada para diminuir o número de acidentes e preservar a integridade dos nossos alunos, mas não obtivemos retorno”, lamenta Guilherme Nogueira, responsável pelo setor financeiro da escola.

CTTU

Questionada pelo PorAqui sobre o grande volume de acidentes e a ausência da lombada na via, a CTTU afirma que não existe um levantamento do número de acidentes por cruzamento e que as estatísticas são fechadas anualmente por vias e tipos de acidente – porém, não informou o quantitativo das vias que formam o cruzamento.

A Companhia de Trânsito informou, ainda, que o serviço de recolocação da lombada deve entrar em breve no cronograma de sinalização do órgão e que, devido ao fluxo, a preferência deve ser dada aos carros que vêm pela Rua Mal. Manoel Luís Osório.

Confira na íntegra o que disse a CTTU:

´A lombada [na Rua Mal. Manoel Luís Osório] foi momentaneamente subtraída por conta do serviço de recapeamento realizado na via, que requer a retirada desse tipo de equipamento. No entanto, a CTTU informa que o serviço de recolocação da lombada deve entrar em breve no cronograma de sinalização do órgão, tão logo os técnicos da CTTU analisem as demandas do local e avaliem as ações a serem realizadas.

A CTTU informa que enviará técnicos ao local para que sejam avaliadas as condições da via e analisadas as demandas de sinalização do local. Uma vez verificada a situação, o órgão estudará as providências tecnicamente viáveis a serem tomadas.

Pelo projeto em curso e considerando o volume de veículos que circulam pela via, a CTTU considera que a preferência é de quem segue pela Rua Mal. Manoel Luís Osório.