Quem tem alergias alimentares sabe bem: é difícil, restritivo e, muitas vezes, trabalhoso se alimentar em determinadas ocasiões. Foi com o intuito de ajudar essas pessoas e difundir uma alimentação saudável que a psicóloga Ana Marta Teodósio decidiu parar tudo, mudar de profissão e inaugurar a Élivre Cozinha Saudável, na Várzea.

Criada em 2015, a Élivre surgiu de uma necessidade pessoal da psicóloga: oferecer uma amamentação mais saudável para sua filha, então recém-nascida, com suspeita clínica de intolerância ao glúten e alergia às proteínas do leite. 

“Toda vez que Elis ingeria leite ou glúten, passava mal e apresentava várias manchas no corpo. Fui retirando esses alimentos da minha dieta e essas reações foram diminuindo”, explica Ana Marta. Hoje, Elis não apresenta mais alergias, e a Élivre cresceu junto a ela e oferece alimentos para pessoas com restrições alimentares diversas. 

“Fiz cursos, oficinas, me preparei e atualmente trabalho com pessoas com restrições alimentares ou qualquer pessoa que queira ter uma alimentação mais saudável”, explica.

A Élivre oferece bolos, doces, pães e salgados sem leite e sem glúten para intolerantes a lactose, alérgicos às proteínas do leite e celíacos. Há também a possibilidade de alimentos voltados para o público vegano, feitos sem qualquer tipo de proteína animal. 

“Nossa cozinha é totalmente limpa de leite e glúten, mas nós tentamos adaptar a qualquer alergia ou restrição que a pessoa possa ter e trabalhamos com encomendas”, ressalta Ana Marta. Os preços variam entre R$ 1,55 – a unidade da coxinha vegana – e R$ 95 – o bolo de noiva de 1,2kg.

A experiência vem dando tão certo que, no fim de 2016, o negócio foi ampliado: além de vender alimentos saudáveis prontos, a empreendedora passou a dar cursos e ensinar como reproduzir os alimentos em casa. 

“Adoro cozinhar, criar novas receitas, então decidi ensinar isso às pessoas. No fim do ano passado, ofereci um curso online e outro presencial, pretendo dar continuidade este ano”, revela Ana Marta. 

Os cursos são destinados a todas as pessoas que buscam uma alimentação saudável: “É pra qualquer pessoa que quer se alimentar melhor. Eu ensino a substituir açúcar, sal e farinhas por opções mais saudáveis”, explica.

(Foto: Divulgação/Élivre)

Enquanto as novas datas dos cursos não chegam, bolos, doces, pães e salgados podem ser encomendados no Instagram da Élivre ou através do Whatsapp (81) 9-9212-2930.

SERVIÇO
Élivre Cozinha Saudável
Encomendas: (81) 9-9212-2930 (Whatsapp)
Instagram: http://instagram.com/e.livre


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: varzea@poraqui.news