Você conhece a cozinha do palco? Na música, cozinha é o nome dado ao conjunto formado por bateria, percussão e baixo – instrumentos que dão a base para que a música (ou o prato) seja entregue. Dessa vez, os músicos saíram do palco, foram para o fogão e assim surgiu o “Músicos na Cozinha”, livro que será lançado nesta quinta-feira (25), às 21h, no pub do Barchef, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, com a discotecagem dos DJs Dolores e Patrick Tor4.

Com 120 páginas e entrevistas feitas por Ana Garcia, Alexandra Cisneiros e Jarmeson de Lima, com diagramação de Raul Luna, “Músicos na Cozinha” apresenta ao mundo este outro lado dos músicos com receitas e dicas que foram desenvolvendo na estrada, em viagens e no dia a dia.

O livro ainda traz um pequeno glossário de termos e pratos típicos locais, além de um guia de 100 lugares para comer no Recife.

Entre os entrevistados, estão os músicos, compositores e moradores da Várzea Publius e Cláudio N. O livro traz entrevistas com os artistas sobre suas relações com a comida e a música, além de uma receita especialmente indicada por Cláudio N para o livro.

“Me identifico com este prato porque nem é todo natureba, nem chega a ter muita carne. Como estou fazendo a dieta ayurvédica, estou deixando a carne aos poucos”, explica o músico.

Confira o modo de preparo do Grão de Bico na Gordura do Bacon:

Foto: Flora Pimentel/Divulgação
  1. De véspera deixe de molho em água 1 xícara de chá de grão de bico;
  2. Numa panela (no dia seguinte), junte o grão de bico escorrido com 4 xícaras de água. Cozinhe até achar a consistência ideal do grão de bico;
  3. Escorra o grão de bico e deixe esfriar. Enquanto os grãos esfriam, frite em fogo baixo, na sua própria gordura, meia xícara de bacon cortado em pequenos pedaços até ficar dourado. Reserve;
  4. Acrescente, ao grão de bico frio, o bacon com seu óleo, 5 colheres de sopa de pimentão vermelho ou amarelo picadinhos, 2 colheres de sopa de cebola picada e 3 colheres de sopa de azeitona cortada. A mesma quantia de bacon pode ser substituída por bacalhau ou atum. Descarte o óleo caso opte pelos peixes;
  5. Misture e tempere com sal a gosto. Rende 4 porções.

“Comida é muito importante pra mim, definitivamente. Já compus com fome e raiva e é completamente diferente de compor sentindo-se plenamente alimentado e sentindo amor pelas coisas mais sublimes. Se você cozinha o mesmo prato várias vezes, ele se torna sua especialidade. assim também procede na música, com a vantagem de o prato nem sempre ser o mesmo”, completa.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Músicos na Cozinha”, com discotecagem de DJ Patrick Tor4 e DJ Dolores
Barchef Casa Forte (Av. 17 de Agosto, 1893 – Poço da Panela)
25/05 (Quinta), às 21h
Preço do livro: R$ 20,00
Entrada gratuita