O escritor e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Fábio Andrade, lança, amanhã (29), o livro Três poetas – na periferia do simbolismo, na Editora UFPE, às 17h.

O livro, que será lançado no formato digital, é fruto da sua pesquisa que mapeia a poesia simbolista em Pernambuco. Durante 40 anos, o Recife teve uma expressiva produção de poesia simbolista, esquecida pela crítica nacional. Três poetas – na periferia do simbolismo resgata e analisa o trabalho de três dos mais importantes poetas desta fase em Pernambuco: Mendes Martins, Domingos Magarinos e Agripino Silva.

“Eles ficaram esquecidos por décadas porque não eram poetas que estavam inseridos em um grande centro cultural e não existia uma crítica literária forte no Recife da época. Além disso, havia um forte preconceito contra a poesia simbolista feita no Nordeste”, explica o autor.

O e-book é um desdobramento do livro O Fauno dos trópicos, lançado em 2015, e que trouxe pela primeira vez um panorama do simbolismo em Pernambuco, com o mapeamento de 13 poetas.

“Os três deste novo livro são os que considero mais importantes. Cada um representa uma característica do simbolismo. A ideia da minha pesquisa é mostrar que Pernambuco foi um local importante para a produção do simbolismo no Brasil, mesmo estando fora do eixo”, conta Fábio.

Para elaborar a pesquisa, Fábio Andrade se debruçou sobre coleções particulares, acervos especiais da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, do Gabinete Português de Leitura e do Arquivo Público, durante cerca de 15 anos.  Muitos dos poemas que estão no e-book são inéditos em livro.

Três poetas – na periferia do simbolismo estará disponível para download gratuito no site da Editora UFPE a partir de amanhã (29).

SERVIÇO
Lançamento do e-book Três poetas – na periferia do simbolismo, de Fábio Andrade
Quando: Quinta-feira (29), às 17h
Onde: Editora UFPE (Rua Acadêmico Hélio Ramos, 20, Cidade Universitária)