A Praça da Várzea, no coração do bairro, ganhou a sua própria feira agroecológica. Estreia neste sábado (3), na Zona Oeste do Recife, às 7h, o Espaço Agroecológico da Várzea. ?

Organizado por moradores do bairro, o espaço inaugura com oito barracas de produtos e traz frutas, hortaliças, raízes, folhosos, condimentos, grãos e alimentos processados produzidos no interior de Pernambuco.

Com periodicidade semanal, sempre aos sábados, o espaço tem um diferencial: lá, a prioridade na comercialização dos produtos é das mulheres ligadas à produção agroecológica.

 

Eu ❤ Várzea: amigas criam marca para espalhar o amor pelo bairro onde vivem

“A ideia não é ser só uma feira onde moeda é trocada por alimentos. O Espaço Agroecológico da Várzea vem para ser, também, um espaço pedagógico de diálogo e reflexão, onde queremos debater questões ligadas à agroecologia, ao feminismo, ao ecologismo e, principalmente, à soberania alimentar”, explica o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e morador da Várzea, Marcos Figueiredo.

Quatro associações de base ecológica do interior de Pernambuco levam os seus produtos para o espaço: Associação Mocotó, de Vitória de Santo Antão; Associação Amoras, de Chã Grande; Associação Terra e Vida, da região de Abreu e Lima e Igarassu; e a Agroflor, de Bom Jardim.

(Foto: Agroflor/Divulgação)

“Estas primeiras feiras são mais experimentais, queremos deixar tudo adequado de acordo com o regimento que formatamos. Mais à frente, a ideia é abrir para outras associações de base ecológica com Organismo de Controle Social (OCS) e cadastro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, explica. Todas as associações que participam do Espaço Agroecológico da Várzea são regularizadas e cadastradas no Mapa.

Dia da Mulher

A inauguração deste sábado já vem marcar uma data especial, o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima semana, com diálogos sobre feminismo, agroecologia e a presença da mulher na agroecologia e na agricultura familiar.

Grandes mulheres: baixe PorAqui um calendário gratuito para 2018

Uma roda de diálogo, a partir das 8h, vai discutir a temática com a presença de representantes da Comissão de Produção Orgânica do Estado, do Centro Sabiá, da Casa da Mulher do Nordeste e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar de Pernambuco.

Além das barracas de produtos, a praça vai contar com um outro espaço, uma espécie de banca, onde estarão disponíveis materiais de divulgação e publicações que abordam os temas que norteiam o projeto.

Confira a programação deste sábado de inauguração no novo Espaço Agroecológico da Várzea:

6h30 – Yoga Matinal
7h – Início da feira
8h30 – Roda de diálogos sobre feminismo e agroecologia
9h – Apresentação do grupo de dança afro do Lar Fabiano de Cristo
10 – Encerramento das atividades

Lar Fabiano de Cristo comemora 60 anos com evento na Várzea. Saiba como ajudar

Ah! E uma dica: quem levar a sua própria bolsa ou sacola, concorre a uma bela e farta cesta de produtos especiais e saudáveis. ?

Inauguração do Espaço Agroecológico da Várzea
Praça da Várzea – Av. Afonso Olindense, s/n, Várzea, Recife – PE (em frente à Escola Cândido Duarte)
03/03, sábado
7h às 10h
A feira acontecerá semanalmente, sempre aos sábados.