Por Zilmara Gomes Ferreira, ex-aluna de Tia Cila

No último dia 16 de maio o PorAqui fez uma linda matéria sobre a história de Tia Cila, que completou 91 anos este mês. Assim que vi a matéria me emocionei imediatamente por lembrar dos melhores momentos que vivemos no Educandário Nossa Senhora do Carmo que, para nós alunos, era nossa segunda casa.

Tantas lembranças vieram à mente que acabei compartilhando em redes sociais com alguns colegas daquele tempo que eu ainda tenho contato e logo me admirei com os vários comentários e compartilhamentos que surgiram, além dos reencontros através das mensagens enviadas por conta da matéria.

A repercussão foi gigante, os ex-alunos e professores se emocionando juntos e revivendo os melhores momentos da vida de Tia Cila e Tia Nil, que guardamos com tanto carinho. A emoção tomou conta do alunado que fez parte dos 41 anos de Educandário Nossa Senhora do Carmo. Foram anos de muita dedicação, carinho e afeto a todos que estudaram. Chegávamos de manhã cedinho com o sorriso das duas irmãs nos acolhendo e saíamos super felizes da escola.

E como não viver a nostalgia de relembrar das coxinhas com guaraná na cantina? Da quadra que tanto deu trabalho porque todo mundo queria brincar no mesmo lugar e na mesma hora? Das divisões de sala feitas de madeira? Das gincanas e brincadeiras? E o melhor de tudo: o período junino fazendo rifa e sorteios para a Rainha e o Rei do Milho. Era uma empolgação só, o São João da tia Cila com a Banda Alvorada era um marco nos festejos juninos da Várzea.

A escola de tia Cila era a melhor, sempre aconchegante e com um ensinamento que poucas escolas hoje têm. Só temos a agradecer a esta mulher que cuidou de nós com tanto carinho por tantos anos, foram quatro gerações e eu fiz parte disso junto a minha família. Minha mãe, minha tia, meu irmão e alguns primos também fizeram parte do alunado, assim como outras famílias. Sou testemunha de toda sua luta pela escola e convivo com ela ainda nos dias de hoje.

Tia Cila sempre será o alicerce da nossa vida. Sempre será fonte de inspiração para muitos. Ela merece tudo de mais sagrado!


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o app e espalhar pros vizinhos: Android e iOS

Sugestões e colaborações: varzea@poraqui.news ou (81) 98173-9108 (WhatsApp)