O Festival Varilux de Cinema Francês, em cartaz em vários cinemas da cidade até o próximo dia 21, traz três filmes para serem exibidos no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária.

São três sessões nos dias 9, 13 e 14 dos filmes Amanhã (2015), Frantz (2017) e Um instante de amor (2016), respectivamente. A ação é uma parceria do festival com o curso de Cinema e Audiovisual da UFPE.

As exibições serão realizadas no auditório da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), no Campus Recife. As sessões do Festival Varilux de Cinema Francês na Universidade são gratuitas e abertas a todos.

Confira a programação na UFPE:

 09/06 – 17h

Amanhã (2015) – Documentário – 1h58
Título original: Demain | Direção: Cyril Dion, Mélanie Laurent
Com: Mélanie Laurent, Pierre Rabhi, Olivier de Schutter

Sinopse: E se mostrar soluções e contar uma boa história fosse a melhor maneira de resolver as crises ecológicas, econômicas e sociais que atravessam nossos países? Após a publicação de um estudo que anunciava o possível desaparecimento de parte da humanidade até 2100, Cyril Dion e Mélanie Laurent partiram com uma equipe de quatro pessoas por dez países para entender o que poderia provocar essa catástrofe e, sobretudo, como evitá-la. Durante a viagem, encontraram pioneiros que reinventaram a agricultura, a energia, a economia, a democracia e a educação. Todas juntas, estas iniciativas positivas e concretas, já contribuem para definir o mundo de amanhã…

 

13/06 – 17h

Frantz (2017) – Drama – 1h53
Título original: Frantz | Direção: François Ozon
Com: Pierre Niney, Paula Beer, Ernst Stötzner

Sinopse: Em uma pequena cidade alemã após a Primeira Guerra Mundial, Anna visita diariamente o túmulo de seu noivo Frantz, morto em batalha na França. Um dia, um jovem francês, Adrien, também deixa flores no túmulo. A presença dele logo após a derrota alemã inicia paixões.

 

14/06 – às 17h

Um instante de amor (2016) – Drama – 1h56
Título original: Mal de Pierres | Direção: Nicole Garcia
Com: Marion Cotillard, Louis Garrel, Alex Brendemühl

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, Gabrielle encontra-se velha demais para permanecer solteira e é obrigada a casar-se com um viúvo frequentador de prostíbulos. Infeliz e incapaz de engravidar, Gabrielle viaja em busca de cura em águas termais e se envolve romanticamente com um militar casado.