O escultor, ceramista, pintor e varzeano Francisco Brennand recebeu ontem (21), na Oficina Brennand, na Várzea, a Medalha do Mérito Capibaribe da Cidade do Recife – Grã Cruz, mais alta comenda ofertada pela Prefeitura do Recife.

A medalha, entregue pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio, é oferecida a pessoas que deram contribuições valiosas ao Recife durante sua vida. Francisco Brennand foi homenageado por sua trajetória como artista plástico, reconhecida dentro e fora do Brasil.

“Eu recebo esta comenda com muita alegria. O nome Capibaribe é mágico e me desperta evocações ligadas a minha própria infância. A propriedade onde eu nasci corta o Rio Capibaribe. E o Recife é o local onde eu nasci, somado a uma série de outros fatos sentimentais que se liga à pessoa. Eu escolhi a Várzea como o centro do mundo, minha pátria e meu território sagrado.”

Além da Oficina Brennand, um dos cartões postais da Várzea, o artista é o criador do Parque das Esculturas no Recife Antigo, próximo ao Marco Zero, e de inúmeras outras obras espalhadas pela cidade. No último dia 11 de junho, Francisco Brennand completou 90 anos.