Agora que já deu para se acostumar que, sim, um novo ano chegou, que tal começar a se organizar e pensar nos planos para 2018? Para você ter um novo ano mais produtivo, hoje o PorAqui traz um presente.

Sem esperar o Carnaval passar, a moradora da Várzea e realizadora audiovisual Sylara Sillvério, 29 anos, teve uma ideia e decidiu ir lá e fazer. Junto à prima e designer Silmara Rocha, criou um calendário com a cara e o tema que queria: grandes mulheres brasileiras, sobretudo as nordestinas.

Eu ❤ Várzea: amigas criam marca para espalhar o amor pelo bairro onde vivem

“Sempre tenho um calendário de mesa pra organizar melhor meus cronogramas. Até o ano passado, eu imprimia algum calendário que achava disponível na internet e que tinha alguma temática que combinasse com meu estilo. Este ano não achei nenhum que eu gostasse completamente, então me surgiu a ideia de fazer um eu mesma”, explica.

Sylara, então, selecionou mulheres que se destacaram na história, pesquisou sobre elas e, daí, Silmara deu o formato gráfico. Entre as escolhidas, estão Lia de Itamaracá, Clara Camarão, Nísia Floresta, Elza Soares, Dandara, Leila Diniz, Pagu, Maria da Penha, Carolina de Jesus, Adelia Sampaio, Tarsila do Amaral e Alzira Soriano.

Foto: Sylara Silvério

“A temática do calendário é relacionada ao que eu faço, que é contar a história de mulheres, sejam elas anônimas ou não”, conta.

“Ano passado, quase comprei uma agenda com o tema de mulheres revolucionárias e acho que foi a partir daí, principalmente, a minha inspiração. Só que decidi mostrar a história de mulheres brasileiras e tentar concentrar o que eu pudesse em mulheres daqui do Nordeste. Esse lance de representatividade importa mesmo! A ideia é que ele circule o máximo possível”.

O calendário é gratuito e pode ser impresso em uma gráfica ou até na impressora de casa. O formato é no tamanho A4, com uma folha por mês. É só baixar e passar o ano na companhia dessas mulheres maravilhosas. ?

Clique aqui e baixe gratuitamente o calendário 2018