No próximo 9 de outubro, às 16h, a Editora UFPE, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, recebe a historiadora Lilia Moritz Schwarcz para o lançamento da biografia Lima Barreto: triste visionário (Companhia das Letras, 2017, R$ 69,90).

Durante mais de dez anos, Schwarcz fez uma pesquisa detalhada sobre a vida do jornalista e escritor do início do século XX, fortemente ligado às questões raciais da época. “Escritor militante, como ele mesmo se definia, Lima Barreto professou ideias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo (que sentiu na própria pele) e outras mazelas crônicas da sociedade brasileira”, afirma o texto de apresentação da obra. O livro traz, ainda, ilustrações, fotos e documentos ligados ao autor.

Além do lançamento, o evento vai contar com o debate entre a autora, a coordenadora do Instituto de Estudos da África (IEAF) da Universidade Federal de Pernambuco, professora Eliane Veras Soares, e o professor Aristeu Portela Júnior, do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFRPE.

Lilia Moritz Schwarcz é historiadora, antropóloga e professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP), global scholar na Universidade de Princeton (EUA) e curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Entre suas publicações estão os livros O espetáculo das raças, As barbas do imperador (vencedor do prêmio Jabuti), História do Brasil nação, além do mais recente Brasil: Uma biografia, lançado em coautoria com Heloisa Starling em 2015.

O evento está sendo organizado pelo Instituto de Estudos da África (Ieaf) da UFPE, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e a Editora Companhia das Letras.

Lançamento do livro Lima Barreto: triste visionário e debate com Lilia Moritz Schwarcz
Editora UFPE – R. Acadêmico Hélio Ramos, 20 – Cidade Universitária, Recife – PE
Quando: 09 de outubro, às 16h
Acesso gratuito