O Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, Zona Oeste do Recife, completou 15 anos na última terça-feira (12) e, para comemorar, vai oferecer uma programação especial durante todo o mês de setembro.

LEIA TAMBÉM

Descubra uma biblioteca aberta com 60 mil títulos de artes e história na Várzea

No final desta semana, a programação começa na sexta-feira (15), às 15h, com a sessão do CiME – Cinema, Museu e Educação. No sábado (16), às 15h30, o grupo pernambucano de música barroca Ensemble Vocal Gárgula se apresenta na Sala do Conselho. No domingo (17) é a vez do barítono Miguelangelo Cavalcanti, acompanhado pela pianista Elyanna Caldas, também às 15h30. A programação segue até o 30 de setembro, com atividades variadas.

A réplica do famoso “O Pensador”, do francês Auguste Rodin, é uma das atrações do IRB (Foto: Paloma Amorim/IRB)

O museu, idealizado pelo colecionador e empresário Ricardo Brennand, é um dos equipamentos culturais do bairro da Várzea e foi eleito o melhor museu da América Latina pelo Traveler’s Choice Museums pelo site de viagens TripAdvisor em 2014 e 2015. O IRB calcula que, desde a sua inauguração, em 2002, até hoje, já recebeu mais de dois milhões e meio de visitantes.

Confira a programação completa:

15/09 – CiME (Cinema, Museu e educação)
Local: Auditório
Horário: 15h

16/09 – Apresentação do grupo pernambucano especializado em música barroca, Ensemble Vocal Gárgula
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30

17/09 – Apresentação do barítono Miguelangelo Cavalcanti, acompanhado pela pianista Elyanna Caldas.
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30

19/09 – Primavera dos Museus “Danças Circulares” (O encontro entre dois mundos através da magia das danças. O Brasil dos nativos e a Europa dos colonizadores experimentados através de uma vivência coletiva).
Local: Galeria
Horário: 14h

20/09 – Primavera dos Museus “Formação Turismo” (Formação voltada para os profissionais da área de Turismo promovendo o conhecimento sobre o Instituto Ricardo Brennand e suas histórias).
Local: Auditório
Horário: 14h

22/09 – Primavera dos Museus “Visitas Mediadas” (Elegendo temáticas das coleções do acervo do Instituto, serão oferecidas mediações propositivas e interativas para o público geral).
Local: Exposições
Horário: 14h

23/09 – Primavera dos Museus “Peça a Peça: 15 anos do IRB” (O Peça a Peça, programa vinculado ao Educativo do Instituto Ricardo Brennand, apresenta nesta edição, os 15 anos do Instituto, suas memórias e sua convergência nas recordações dos seus visitantes).
Local: Pinacoteca
Horário: 14h

24/09 – Primavera dos Museus “Encontro Literário” (Será sobre memória, a partir da construção dos próprios moradores do bairro da Várzea).
Local: Auditório
Horário: 14h

– Primavera dos Museus – Apresentação “Duo Colibri” com as flautistas Laurence Pottier e Daniele Cruz
Local: Capela Nossa Senhora das Graças

30/09 – Concerto do pianista pernambucano Amaro Freitas, que apresenta músicas do álbum Sangue Negro
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30

Serviço:
Instituto Ricardo Brennand
Alameda Antônio Brennand, Engenho São João, s/n – Várzea
Horário: Das 13h às 17h
Entrada: R$ 25 (inteira) e R$ 12 (meia entrada – para pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos mediante documentação comprobatória)
Crianças até 7 anos não pagam
Informações: 2121.0352 /0365