O projeto Encrespa Geral realiza amanhã (27), no Centro de Educação (CE) do Campus Recife da UFPE, na Cidade Universitária, a edição pernambucana do movimento.

O Encrespa Geral Pernambuco vai contar com palestras, oficinas e feira, que estará montada no CE das 9h às 13h. O evento na Universidade é gratuito e aberto ao público.

O projeto de ação social Encrespa Geral busca a promoção de eventos para tratar das temáticas do genocídio estético, incentivo ao uso do cabelo natural e temáticas relacionadas.

“O Encrespa Geral é um movimento social, presente no Brasil e no mundo, que surgiu com uma preocupação estética para que as mulheres negras pudessem assumir os seus cabelos crespos. Defendemos o cabelo natural como um processo de afirmação da identidade. Hoje, trabalhamos com o empoderamento dos afrodescendentes, fazendo uso da nossa ancestralidade para o combate ao racismo”, explica a coordenadora do evento Auxiliadora Martins.

Na programação está prevista uma roda de diálogo com o tema “A luta por uma educação antirracista e seus impactos na infância e juventude”, com participação de Luciene Santiago Gallindo, Auxiliadora Martins, Ceça Reis e Maria Mazarelo Lima, no auditório do CE. Além disso, serão oferecidas oficinas com contação de histórias e atividades lúdicas para as crianças, nas salas de aula do térreo do centro, onde também haverá feira de produtos de empreendedores negros.

Os organizadores destacam que, no desenvolvimento das atividades do Encrespa Geral, não há distinção de raça, etnia, condição social, gênero, orientação sexual, política ou religiosa e todas as pessoas são bem-vindas.

SERVIÇO
Encrespa Geral Pernambuco
Centro de Educação da UFPE – Cidade Universitária
Quando: 27/05 (sábado), a partir das 9h
Gratuito