A partir deste sábado (5), a Avenida Afonso Olindense, principal via do bairro da Várzea, na Zona Oeste, vai sofrer alteração na circulação em dos seus trechos. A medida, implantada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), quer possibilitar uma nova forma de acesso à Avenida Caxangá.

A mudança consiste na implantação da mão dupla no trecho da Avenida Afonso Olindense entre a Rua Rodrigues Ferreira e a Avenida Caxangá. O trecho começou a ser testado em novembro de 2017, mas em horário reduzido – das 15h30 às 18h30. Agora, passa a funcionar em horário integral.

Antes, os condutores que seguiam na Afonso Olindense em direção à Caxangá apenas conseguiam acessá-la através da Rua Rodrigues Ferreira. Com a mão dupla, os condutores terão uma nova alternativa para acessar a Avenida Caxangá em direção a Dois Irmãos e ao município de Camaragibe.

Para possibilitar a nova circulação, foi providenciada a remoção dos gelos baianos do canteiro central da Caxangá e a implantação de semáforos no local. Outro semáforo será instalado na intercessão da Afonso Olindense com a Rodrigues Ferreira. Além disso, durante a primeira semana da ação, um efetivo de agentes e orientadores de trânsito estarão no local para auxiliar os condutores.