Quem vai se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de 2018 já pode se inscrever para a seleção do Vestibular Solidário, pré-acadêmico gratuito oferecido pela Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária.

‘Mesmo ouvindo que direito era coisa de rico, me inscrevi no Vestibular Cidadão e passei’

As vagas são para alunos da rede pública de ensino (terceiranistas ou formados, independente do tempo) ou bolsistas integrais da rede privada mediante comprovação (declaração escolar). Os pré-requisitos e a documentação necessária podem ser consultados no edital.

As inscrições para a seleção custam R$ 20 e podem ser feitas online, no site do projeto, até o dia 26 de janeiro.

Seleção de monitores

Estão abertas, também, as inscrições para monitores e professores do Vestibular Solidário, até o dia 7 de janeiro.

Podem participar estudantes a partir do 2° período para os cargos de monitores e equipe de comunicação; a partir do 3° período para os cargos de professores; e a partir do 4° período para a equipe psicopedagógica (EP), além de qualquer pessoa que já tenha concluído a graduação e/ou esteja na pós-graduação.

Cotas

Em 2018, além das cotas para travestis e transexuais, que direcionam 10% das vagas para alunos deste público, o projeto também oferece parte das vagas do edital de voluntariado – professores e monitores – para o público T.

Com a mudança, o projeto quer fortalecer o processo de valorização dessas identidades e ir além da aprovação no vestibular, objetivado uma formação integral.