Que tal aproveitar o feriadão para sair pelo bairro e, de quebra, tirar fotos que podem ir parar num pesquisa fotográfica multimídia? O convite quem faz é o fotógrafo Gil Vicente, que lançou recentemente o projeto Verde Concreto

O projeto resultou em um site na internet, o www.verdeconcreto.com.br, onde o usuário tem acesso à documentação fotográfica autoral – tudo produzido por Gil Vicente. Verde Concreto foi o vencedor na categoria Fotografia no edital do Funcultura de 2015 e foi finalizado este ano, o que quer dizer que já está no ar.

Árvore na Praça de Casa Forte.

As relações entre a vegetação e as ocupações urbanas ( ruas, avenidas, muros, edifícios, monumentos, praças, parques) são retratadas no projeto, cuja continuidade será dada pelas intervenções fotográficas enviadas pelos usuários para a seção "Sua árvore", no site.

"As pessoas podem interagir e enviar fotos das árvores do Recife para que a gente possa fazer um banco de imagens das nossas árvores. Quem sabe possam servir de suporte  para estudos, pesquisas. A ideia é mostrar  como foi feito o planejamento urbano e como foi considerada a introdução de áreas verdes na cidade através de fotos e intervenções como time-lapse", explica Gil Vicente.

Na página,  estão expostas  mais de 50 imagens, todas dispostas em galerias temáticas, com legenda e audiodescrição. “Procurei mostrar  minha visão estética e autoral e muitas vezes sentimental de locais onde as árvores e vegetações do Recife estão colocadas e construí uma narrativa  para seus ciclos de vida", diz Gil, cujo trabalho mostra as tentativas de sobrevivência da natureza em meio ao caos promovido pelo progresso.

Única árvore tombada de Boa Viagem é essa paineira.

E aí? Já está pensando naquela árvore pertinho da sua casa? Envie sua foto, então, para o e-mail fanzinemultimidia@uol.com.br . Não esqueça de dizer onde a foto foi feita e que autoriza a publicação no site do Verde Concreto, beleza?


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: varzea@poraqui.news ou (81) 9.8173.9108 (WhatsApp)