No próximo sábado (13), a Praça Pinto Dâmaso – a famosa Praça da Várzea – vai receber um trato. A partir das 9h, o espaço recebe um mutirão de limpeza, plantio e embelezamento da praça. E é por uma boa causa: preparar o local para a criação do Espaço Agroecológico da Várzea. ??

Eu ❤ Várzea: amigas criam marca para espalhar o amor pelo bairro onde vivem

A iniciativa está sendo organizada por um grupo formado por moradores do bairro, em sua maioria, junto a amigos de outras localidades.

“Vamos cuidar um pouco da praça, que já há algum tempo que não recebe a atenção que deveria do poder público”, explica a psicóloga e moradora da Várzea Juliana Melo. “A ideia é limpar a praça, instalar lixeiras e plantar mudas de plantas”.

A ideia é que, a partir de março, a praça receba uma feira agroecológica semanal, com produtos fornecidos por quem trabalha com agricultura familiar, com uma ênfase maior às mulheres produtoras.

“Não queremos que seja um espaço onde as pessoas vão trocar dinheiro por verduras apenas. A ideia é construir um espaço educativo e cultural, onde as pessoas possam discutir e vivenciar como a agroecologia tem um potencial transformador nas comunidades que se envolvem com ela. O mutirão é um primeiro passo para iniciar esse debate com os moradores do bairro”, conta Juliana.

O mutirão é aberto a todas as pessoas interessadas em ajudar, basta comparecer no local com ferramentas de jardinagem, mudas e comes e bebes que serão compartilhados. A programação começa às 9h, com um café da manhã colaborativo, e o mutirão segue até o meio-dia. À tarde, por volta das 15h, será realizada uma roda de diálogo sobre agroecologia e feiras agroecológicas, juntamente à Feira Várzea Co.labor.ativa, que também está marcada para o sábado.

Agora que você já sabe a programação, é só se juntar ao grupo e dar aquela mãozinha para a praça, que é o coração do bairro, ficar ainda mais legal. ?

Mutirão Agroecológico na Praça da Várzea
Avenida Afonso Olindense, s/n, Várzea, Recife – PE (em frente à Escola Cândido Duarte)
Sábado, 13 de janeiro, das 9h às 12h