Este ano, na sua 20ª edição, o Sarau da Independência muda de endereço e sai do Centro do Recife para dar o seu grito de liberdade artística na Várzea, na zona oeste da cidade. A tertúlia acontece no Casarão da Várzea, prédio histórico do bairro, no sábado (8).

LEIA TAMBÉM

Movimento Salve o Casarão da Várzea ainda espera pelo diálogo com a prefeitura

Moradores fazem mapeamento afetivo da Várzea e discutem futuro do bairro

A programação começa às 15h e segue até a noite com as apresentações de Allan Sales e Marlos Guedes, Zé Lascavara e o Coco que Roda, Maracatu Várzea do Capibaribe, Lenilson Pop e Well, além do forró teatral Vôte! O que é isso?. Entre as apresentações, músicos e poetas preenchem os espaços com poesia performática.

Sarau na Várzea

Esta é a primeira vez que o Sarau da Independência acontece em terras varzeanas. Em sua 20ª edição, o evento foi criado em 1999 para, na verdade, comemorar o aniversário de Ednaldo Possas, organizador do evento, e comportar o número de amigos que não cabiam mais na sua casa, mas cabiam no Mercado da Boa Vista.

Ednaldo Possas é organizador e criador do Sarau da Independência (Foto: Divulgação)

Realmente independente, o sarau está sendo organizado sem o apoio institucional da Prefeitura do Recife, como aconteceu em outros anos. “O sarau nasceu pra agregar poetas, músicos e artistas de modo geral. Conseguimos fazer durante vários anos no Centro do Recife, no Mercado da Boa Vista, quando tínhamos o apoio da prefeitura. Com a gestão atual, não temos apoio”, conta Ednaldo.

Agora morando na Várzea, o poeta e organizador decidiu trazer o encontro para o bairro. “Percebi que tinha o apoio dos artistas da Várzea e, então, resolvemos desenvolver o Saura da Independência por aqui. É uma festa que tem tudo para crescer ainda mais”, acredita.

Toda a programação do Sarau da Independência é gratuita.

Confira os horários:

15h – Abertura
15h05– Recital póetico-musical com Allan Sales e Marlos Guedes
16h15 – Forró teatral Vôte! O que é isso?
17h15 – Zé Lasca Vara e o Coco que Roda
18h15 – Lenilson Pop – Música regional
19h15 – Maracatu Várzea do Capibaribe
20h15 – Well – Música autoral
21h – Encerramento

Sarau da Independência – 20ª edição
Casarão da Várzea | Rua Azeredo Coutinho, 130, Várzea, Recife – PE
8 de setembro, sábado, a partir das 15h
Evento gratuito