A matemática é usada todos os dias, todo o tempo, mas ainda assim muita gente tem dificuldades em aprender ainda na escola. De olho nesse problema, o Colégio de Aplicação da UFPE está promovendo, até o próximo dia 25, a Semana de Matemática e tentando tornar a matéria mais convidativa a todos.

A ideia do evento é promover uma visão mais atraente da matemática com atividades lúdicas e que incentivem a curiosidade dos alunos e dos visitantes, sob a coordenação dos professores de matemática e desenho do CAp.

O evento vai oferecer mesas variadas, sempre abordando princípios matemáticos. Os visitantes poderão escolher entre jogos que envolvem disputa entre duas ou mais pessoas (Nim, Hex, Jogo da Velha, Peão à frente etc), quebra-cabeças de montagem ou movimentação de peças (Tangram, Teorema de Pitágoras, Torre de hanói, etc), desafios e dobraduras, onde os visitantes podem confeccionar origamis.

Além disso, situações mais práticas do dia a dia serão abordadas, como desafios com a finalidade de arrumar uma mala de modo a caber todos os objetos que pretendemos levar numa viagem, ou problemas de empilhamento, muito utilizado em questões ligadas à organização cotidiana de espaços.

Os interessados não precisam fazer inscrição prévia. A Semana de Matemática acontece das 8h às 16h no hall do Colégio de Aplicação, no Campus Recife.