Já ouviu falar das viradas culturais que acontecem em vários endereços do país? Pois neste sábado (16), a Várzea, na Zona Oeste do Recife, entra na rota com a 1ª Virada Cultural da Várzea, a partir das 15h, no coração do bairro: a Praça Pinto Dâmaso.

Com o mote Meu bairro é meu lugar de fala, o evento foi pensado e organizado por um coletivo de pessoas que moram no bairro. Do sábado para o domingo, artistas, oficineiros e performers animam o espaço público da praça com uma programação que vai até as 2 da manhã do dia 17.

Praça da Várzea: um (quase) projeto do paisagista Burle Marx

“A gente constrói nossas resistências locais cotidianamente, com nossas histórias de vidas, narrativas sociais, raciais e de gênero. Queremos trazer essas narrativas e colocar na praça, elas existem e não estão passivas, estamos construindo.”, explica Maria Samara, uma das realizadoras da Virada.

Os organizadores também convidam os empreendedores independentes do bairro que trabalham com artesanato, comida ou outros produtos manufaturados, a participarem do evento, expondo e comercializando seus itens na Praça da Várzea. É só chegar por lá e levar sua própria estrutura. ?

Toda a programação do evento é gratuita, mas a Virada está apoiando a Ocupação Marielle Franco, no Centro do Recife, e arrecadando donativos para os ocupantes. As doações voluntárias devem ser de materiais de limpeza, leite, fralda, temperos, verduras, manteiga, extrato de tomate, ovos, salsicha, presunto e carnes em geral.

Copa das Resistências: ativistas promovem torneio fora do ‘padrão FIFA’ no Recife

Além da ocupação, os organizadores também reforçam o apoio aos estudantes, funcionários e pais de alunos da Escola Municipal de Artes João Pernambuco, localizada no bairro. A escola, única dedicada exclusivamente ao ensino de artes na rede municipal do Recife, passa por problemas na estrutura física do prédio e desgaste dos materiais e instrumentos musicais.

Confira a programação completa da 1ª Virada Cultural da Várzea:

16 de junho, sábado

15h – Início

Oficinas simultâneas:

Oficina de Carimbos com Vinícus – Para todas as idades
Oficina de Carimbo para Crianças com Camila Meneghini, Larissa Corrêa e Manuela Viega
Oficina de Fantoches com Ingrid Laisa – Para todas as idades
Capoeira

15h – Performance Cartografia do Horror com Adelmo do Vale
15h20 – Performance Aterro com Jares
15h40 – Performance Carne Negra com Perlla Ranniely
16h – Boi da Praça
17h – Slam da Praça
18h30 – Dayanne Aguiar
19h – Vinícius Barros
19h30 – Maracatu Real da Várzea
20h30 8.0.8 Crew
21h10 – Rimas .Inc
22h10 – Flor de Mulungu
23h10 – Coco Juremado
00h10 – Epifania
1h – Paulet Lindacelva

1ª Virada Cultural da Várzea
Praça da Várzea – Av. Afonso Olindense, s/n, Várzea, Recife – PE
16 de junho, sábado, das 15h às 2h
Acesso gratuito
Instagram: @viradavarzea