Aqui no bairro, estar com o bolso apertado não precisa ser sinônimo de sedentarismo. Para ajudar a ficar com a saúde em dia, o PorAqui pesquisou as melhores opções varzeanas de exercícios a custo zero. Se liga aí.   

1. Programa Academia da Cidade

Oferecida pela Prefeitura do Recife, a Academia da Cidade realiza diversas atividades para promover o bem estar físico da população. O programa oferece atividades variadas (ginástica, danças, jogos e esportes), guiadas por instrutores habilitados. 

Além disso, é possível realizar orientação nutricional e são oferecidas palestras, seminários e rodas de diálogos. Para participar das atividades, é necessário fazer um cadastro no local. 

Na Várzea, as Academias da Cidade funcionam na Praça da Várzea (Praça Pinto Damásio, na Av. Afonso Olindense) e na Praça do Poeta (Av. Caxangá, em frente ao Caxangá Golf & Country Club), das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.

2. Academia Recife

Gosta de musculação? A Academia Recife, projeto da Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife, disponibiliza equipamentos de musculação e aulas gratuitas, ao ar livre. A estrutura da academia conta com 26 máquinas de musculação, em aço inoxidável, e os treinos são supervisionados por profissionais de educação física.

Para participar, é necessário comparecer ao local com original e cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. A Academia Recife funciona desde 2015 na Praça da Várzea (Praça Pinto Damásio, na Av. Afonso Olindense), de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h. Aos sábados, o equipamento abre das 8h às 12h.

3. Pra frente é que se anda

Não quer depender dos horários das aulas da Academia da Cidade ou das atividades da Academia Recife? Caminhe! Caminhadas diárias mantêm a saúde em dia, ajudam a perder peso e melhoram a circulação. Democrática, a atividade pode ser realizada em qualquer horário do dia e ao ar livre. 

A pista de cooper da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e as praças da Várzea sempre estão cheias de adeptos dessa modalidade. Capriche no tênis e dê suas passadas diárias!   


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: varzea@poraqui.news